EM BUSCA DO ACESSO

Guia da Série B do Brasileirão

Veja o resumo dos participantes desta edição e seus destaques

Esportes Já
22/04/2024 às 09:21.
Atualizado em 22/04/2024 às 09:21
Fábio Carille é o treinador que vai comandar o Santos na busca pelo acesso (Raul Baretta/Santos FC)

Fábio Carille é o treinador que vai comandar o Santos na busca pelo acesso (Raul Baretta/Santos FC)

O início de cada Série B é também o começo de um sonho: voltar (ou participar pela primeira vez) da elite do futebol brasileiro, a Série A. Diante disso, o Esportes Já preparou um Guia da Série B do Brasileirão para que os torcedores possam conhecer um pouco mais dos 20 times que integram a competição deste ano. Acompanhe a seguir um resumo dos participantes desta edição e seus destaques.

AMAZONAS

O Amazonas teve uma ascensão meteórica no futebol brasileiro. O clube vai completar cinco anos de existência no próximo dia 23 de maio e agora desembarca na Série B. Apesar de ser o último campeão da Série C, a equipe viveu uma nova realidade ao estrear e perder do Sport (PE) por 3 a 2. O desempenho e o resultado deixaram latentes que a meta inicial é a permanência. Uma das esperanças é a tarimba e experiência do técnico Adilson Batista, contratado para substituir Luizinho Vieira. Para marcar os gols, a aposta é nos experientes atacantes Jô, Dentinho e Sassá, que vai para a segunda temporada no Amazonas e tem a marca de 25 gols. 

AMÉRICA-MG

Depois de três anos seguidos na Série A do Campeonato Brasileiro, o América-MG está de volta à segundona com a intenção de não seguir na divisão em 2025. A equipe, no entanto, não inspira a mesma confiança de anos anteriores nos torcedores. Mudanças foram feitas após o rebaixamento no Brasileiro de 2023, a principal delas no comando técnico. Cauan de Almeida, ex-auxiliar de Mano Menezes no Corinthians, é o treinador. Neste ano, a equipe foi eliminada no Campeonato Mineiro na semifinal e na Copa do Brasil caiu logo na primeira fase diante do Maringá. O volante Juninho, que está em sua nona temporada seguida no clube, é o destaque do time.

AVAÍ

A maior esperança de gols do Avaí para a Série B é um atacante formado no Guarani. Artilheiro da competição pelo Sampaio Corrêa em 2022, Gabriel Poveda agora se destaca no clube catarinense, pelo qual foi o goleador do Estadual deste ano com oito bolas na rede. Depois de lutar contra o rebaixamento para a Série C em 2023 e cair nas semifinais do Catarinense, o time busca um melhor desempenho nesta Série B. O ataque, que foi o melhor do Catarinense, é o ponto forte do Avaí comandado pelo técnico Eduardo Barroca.

BOTAFOGO-SP

Em campeonatos anteriores, a Pantera da Mogiana sempre foi colocada como fator surpresa, especialmente pela gestão profissional, feita muito antes da instituição das SAFs. Hoje tudo mudou. No Paulistão, o 13º lugar acendeu o sinal de alerta de que o rebaixamento à Série A-2 poderia virar realidade. Apesar da contratação de Gustavo Bochecha, destaque na Internacional de Limeira no Paulistão, o empate por 1 a 1 contra o América (MG) em pleno estádio Santa Cruz mostrou que o time ainda precisa evoluir. Muito.

BRUSQUE

De volta à Série B depois de cair em 2022, o Brusque tem como primeira meta a permanência na divisão, mas vê também a possibilidade de surpreender. Os resultados recentes motivam o time, que foi vice-campeão da Série C e segundo colocado no Catarinense. Uma das curiosidades é a trajetória do volante Rodrigo Potiguar, de 36 anos. Titular absoluto, ele está em sua sexta temporada seguida pelo clube e tem mais de 200 partidas oficiais com a camisa quadricolor. O técnico Luizinho Lopes aposta no entrosamento para a realização de uma campanha convincente.

CEARÁ

A conquista do Campeonato Cearense deu o fôlego necessário para Vagner Mancini continuar com seu trabalho no Vovô. O empate por 1 a 1 com o Goiás no Castelão, na estreia da Série B, foi uma ducha de água fria, mas existe esperança de confirmação do favoritismo. Se o goleiro Richard vai continuar como a principal figura do sistema defensivo, a missão de fazer gols ficará a cargo de Erick Pulga, de 23 anos. Por enquanto, apenas Bahia e Sport conseguiram derrotar o gigante cearense. Resta saber se a qualidade irá continuar nesta Série B.

CHAPECOENSE

Depois do fraco desempenho no Catarinense em 2024, a Chapecoense espera que na Série B a realidade seja outra. A meta é esquecer a participação no torneio nacional do ano passado, quando ficou à beira do rebaixamento. Uma das apostas do clube é o técnico Umberto Louzer, que substituiu Claudinei Oliveira durante o Estadual. O treinador espera repetir a campanha de 2020, quando foi campeão com a Chape. Entre os reforços, destaque para o meia Giovanni Augusto, de 34 anos. O jogador, que ganhou o título da Série B de 2023 no Vitória, chega para ser a referência de criatividade da equipe no meio de campo.

CORITIBA

Com a SAF integrada ao seu cotidiano, o time coxa branca estabeleceu o retorno à primeira divisão como prioridade. A aposta é na experiência de Guto Ferreira, treinador que já conseguiu acessos com Ponte Preta, Sport, Bahia e construiu boa parte da campanha de promoção do Internacional em 2017. Para cumprir o objetivo, a comissão técnica deposita suas esperanças no atacante Leandro Damião, de 32 anos.

CRB

Time que ano após ano consegue se manter na divisão, o CRB busca voos maiores. Nas últimas temporadas, a melhor campanha foi em 2021, quando ficou a quatro pontos do acesso. Para pelo menos poder repetir o desempenho de três anos atrás e incomodar os favoritos ao G4, o clube aposta na mescla entre atletas jovens e experientes. Os atacantes João Neto, de 20 anos, e Anselmo Ramon, de 35, são as esperanças de gol entre os torcedores. O lateral-esquerdo Jorge, ex-Palmeiras, foi uma das principais contratações. Daniel Paulista é o comandante da equipe.

GOIÁS

Rebaixado à Série B em 2023, o Goiás não está economizando para retornar à elite neste ano. O experiente zagueiro David Braz, que estava no Fluminense, foi uma das principais contratações, mas a grande aposta é no atacante Thiago Galhardo, de 34 anos. No clube esmeraldino, o jogador busca retomar a carreira depois de ficar um período afastado cuidando da saúde mental. Ele estava no ônibus do Fortaleza que sofreu um atentado após partida contra o Sport, pela Copa do Nordeste, em fevereiro. O comandante do time é Márcio Zanardi, que realizou um bom trabalho no São Bernardo.

GUARANI

O Guarani entra nesta Série B com o objetivo de virar a página depois de frustrações acumuladas nos últimos campeonatos. Em 2023, o time caiu muito de produção nas rodadas finais do Brasileiro e deixou escapar o acesso. Já neste Paulistão a luta contra o rebaixamento durou até a última rodada. O meia Régis, que tinha uma identidade com o clube, não faz mais parte do elenco, assim como o atacante Derek. Mas o técnico Claudinei Oliveira ganhou reforços para tentar conduzir a equipe a uma boa campanha. O meia Luan Dias e o atacante Caio Dantas figuram como principais nomes do elenco. ITUANO

Rebaixamento no Campeonato Paulista e derrota por 3 a 1 para a Chapecoense na rodada inaugural da Série B: comandado por Juninho Paulista nos bastidores, o Ituano preocupa-se com a luta contra o descenso na segundona nacional. O técnico Alberto Valentim está mantido no cargo, mas para dentro do gramado não foram feitas grandes contratações. Resultado: o goleiro Jefferson Paulino, de 32 anos, terá que se desdobrar para ajudar o Galo a evitar o retorno á terceira divisão.

MIRASSOL

Se continuidade é norma de sucesso no futebol, o Mirassol segue a cartilha à risca. Contratado no dia 4 de maio do ano passado, Mozart está prestes a completar o primeiro ano na equipe. No ano passado, deixou o time com 63 pontos e ficou a um ponto do acesso. No Campeonato Paulista recentemente encerrado, fez o suficiente para a permanência ao somar 14 pontos. Para a nova edição da segundona, Dellatorre, aos 31 anos, continua sendo a principal esperança de gols. No gol, o arqueiro Alex Muralha se firmou como um dos principais jogadores.

NOVORIZONTINO

Eduardo Baptista mudou o Tigre de patamar. No ano passado, ficou a um ponto da zona de acesso. No Paulistão, a equipe endureceu para os grandes e venceu Corinthians e Santos na fase inicial. Nas quartas de final, conseguiu passar pelo São Paulo e fez jogo duro contra o Palmeiras na semifinal. Com a saída de Rômulo para o Palmeiras, a aposta ficará sobre Reverson e em jogadores tarimbados em relação à Série B, como o lateral-direito Raul Prata. No ataque, o elenco conta Waguininho, Fabrício Daniel e Neto Pessoa. Ao vencer de virada em casa o CRB por 2 a 1 na primeira partida desta Série B, a equipe mostrou que vai lutar pelo acesso.

OPERÁRIO

Com retrospecto de participação em duas semifinais do Campeonato Paranaense nos últimos anos e na terceira fase da Copa do Brasil, o Operário (PR) quer mostrar que poderá permanecer por longo tempo na Série B. A equipe buscou reforços como Rodrigo Rodrigues, Pedro Lucas, Santiago Ocampos e Daniel Lima, além do atacante Ronald e do armador Dudu Scheit, que foi destaque na campanha da Série C do ano passado e agora retorna ao Fantasma após passagem apagada na Ponte Preta. Na rodada inicial, a equipe venceu o Avaí por 1 a 0 e deu tranquilidade para que Rafael Guanaes continue com seu trabalho.

PAYSANDU

Depois de conquistar o acesso na Série C do ano passado, o Paysandu buscar surpreender na segunda divisão. O Papão conta com um elenco experiente, no qual mais da metade já tem participações na segunda divisão nacional. O comandante é o técnico Hélio dos Anjos, que teve passagem pela Ponte Preta recentemente. Depois de estrear com derrota (2 a 0) contra o Santos, no sábado, a equipe faz o primeiro jogo em casa só na próxima segunda-feira, quando recebe o Botafogo-SP. Neste ano, o time já ganhou o Campeonato Paraense e está na final da Copa Verde.

PONTE PRETA

Após retornar à Série A1 do Campeonato Paulista e participar das quartas de final do Campeonato Paulista, o técnico João Brigatti teve à disposição dois desejos de qualquer treinador: reforços e tempo para treinamento na Ponte Preta. Foram contratados o goleiro William, o zagueiro Joílson, os volantes Emerson, Dudu Vieira e Lucas Buchecha, os atacantes Matheus Régis, Everton Brito e Guilherme Beléa, além do lateral esquerdo Zé Mário e do zagueiro Sérgio Raphael. No ano passado, o sufoco foi presente até o encerramento do campeonato. A equipe terminou na 15ª posição com 42 pontos. A torcida espera que a história seja diferente neste ano.

SANTOS

A posse de Marcelo Teixeira como presidente e a contratação do técnico Fábio Carille deram a pista daquilo que pretende o Santos na temporada, que é o acesso e o título na Série B. Chegar à final do Campeonato Paulista foi a senha necessária para entender que o clube está no rumo certo. A receita adotada é a de apostar em jogadores experientes e vencedores, como o zagueiro Gil e o armador Giuliano. Outros destaques são o atacante Guilherme e os volantes João Schmidt e Diego Pituca. Já na rodada inaugural, vitória sobre o Paysandu por 2 a 0, o clube demonstrou que podem ocorrer alguns momentos de tensão, mas o acesso deverá ser uma questão de tempo.

SPORT

O Sport deixou escapar o acesso no ano passado e renova as forças para que em 2024 consiga apagar a frustração. A política do clube é priorizar contratações de qualidade, e a gestão prevê que melhores opções poderão chegar na reabertura da janela de transferência em julho. O lateral-esquerdo Dalbert, o zagueiro Chico e o atacante Vinícius Faria foram alguns dos reforços anunciados recentemente pelo campeão pernambucano de 2024. O argentino Mariano Soso é o técnico. Após vencer o Amanzonas fora de casa, no sábado, por 3 a 2, na estreia da Série B, o time recebe o Vila Nova em casa na sexta-feira, dia 26.

VILA NOVA

Depois de deixar escapar o acesso na última rodada em 2023, o Vila Nova segue com metas ousadas para a Série B de 2024. Com o foco de voltar a brigar na parte de cima da tabela, contratou mais de 25 reforços, com destaque para os experientes Apodi e Júnior Todinho, atletas que já passaram pelo Guarani, o adversário da estreia. Nesta temporada, a equipe cresceu de produção depois que o técnico Márcio Fernandes substituiu Higo Magalhães. Com o comandante, chegou à decisão do Estadual, perdendo o título para o Atlético-GO, e agora está a um passo da final da Copa Verde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por