PROGRAME-SE

Festas populares brasileiras são tema de encontro gratuito no Sesc Campinas

A fotógrafa Andrea Goldschmidt apresenta fotos e conta histórias curiosas que vivenciou nas celebrações em todas as regiões do país

Cristina Belluco/ [email protected]
24/04/2024 às 11:09.
Atualizado em 24/04/2024 às 11:09
São 41 festas populares brasileiras registradas em fotos tiradas em viagens durante 10 anos, como o Festival do Boi Bumbá de Parintins, no Amazonas, e o Maracatu de Baque Solto, em Nazaré da Mata, em Pernambuco (Andrea Goldschmidt)

São 41 festas populares brasileiras registradas em fotos tiradas em viagens durante 10 anos, como o Festival do Boi Bumbá de Parintins, no Amazonas, e o Maracatu de Baque Solto, em Nazaré da Mata, em Pernambuco (Andrea Goldschmidt)

Ela fez 58 viagens pelo Brasil, visitando 23 Estados e o Distrito Federal, no período de 10 anos. O objetivo: conhecer e registrar em fotografias as festas populares brasileiras. Foi, assim, percorrendo o País, que a fotógrafa Andrea Goldschmidt produziu um acervo de mais de 50 mil imagens de 41 tradicionais celebrações. As histórias inusitadas e curiosas dessa trajetória, bem como os registros fotográficos da cultura popular, serão compartilhados nesta quarta-feira (24) pela fotógrafa no bate-papo “Cores e Tradições: festas populares brasileiras”, que também falará sobre sua experiência na produção do livro “Do Lado de Dentro”. O evento, gratuito, será às 19h, no Sesc Campinas.

Após atuar por mais de 20 anos no mundo corporativo, Andrea decidiu “dar uma guinada na vida”. Fez um curso profissionalizante em 2013 para levar o hobby da fotografia a outro patamar. “Conversando com um fotógrafo peruano, fiquei sabendo que ele, já há alguns anos, viajava pelo Peru para conhecer suas festas populares e essa conversa me deu um clique: ‘Isso era algo que eu ia amar fazer!’. Unir duas coisas que eu amava fazer em um só projeto: viagens e fotografia! Com isso, o que era, então, uma demanda formal do curso se tornou um novo sentido para a minha vida”, explica.

Em 2014, Andrea iniciou a jornada pelos Estados, não apenas para registrar a exuberância das festas populares, mas também para mostrar que essas celebrações carregam algo de exótico e exclusivo. As pesquisas realizadas revelaram lendas, costumes e tradições que misturam heranças de diferentes ancestralidades, além de demonstrarem sensações e emoções nas comunidades que fomentam essas tradições culturais.

“Com esse projeto, acabei colecionando não apenas belas imagens, mas também histórias divertidas e emocionantes, além de muitas informações curiosas sobre cada uma dessas festas. A cultura popular brasileira é riquíssima e essa é uma oportunidade turística ainda pouco explorada”, avalia a documentarista. Ela destaca que viajar pelo Brasil, seguindo as festas populares, abriu-lhe um “mundo completamente novo, cheio de rituais, músicas, indumentárias, lendas e tradições que, apesar de ser brasileira, com muito orgulho, não conhecia”.

A fotógrafa visitou, entre outras, as festas de Boi Bumbá, Çairé, Krahôs, no Norte do Brasil; Bumba meu Boi, Caboclinhos, Dança de São Gonçalo, no Nordeste; Cavalhadas, Fogaréu, Mascarados, no Centro-Oeste; Águas de Oxalá, Festa do Divino, Folia de Reis, na região Sudeste; Oktoberfest, Semana Farroupilha, Tropeirada, no Sul do País.

Qual a festa preferida da fotógrafa? “Eu diria que tenho várias preferidas, conforme o enfoque que se quiser dar e, mesmo assim, é sempre difícil escolher! Por exemplo, se a gente pensar do ponto de vista de demonstração de fé, eu amo a Romaria de Padre Cícero, a Festa de Iemanjá e a Noite dos Tambores Silenciosos, mas como posso dizer de qual eu gosto mais, se elas não têm absolutamente nada que seja comparável, a não ser a fé comovente das pessoas que participam delas?”

No livro “Do Lado de Dentro”, lançado recentemente, há imagens de diferentes festas, organizadas em nove capítulos: alegria, exuberância, imponência, abundância, introspecção, mistério, medo, devoção e afeto. Cada capítulo do livro representa sensações e sentimentos humanos presentes em todos os eventos, independentemente da região onde acontecem, da religião que os participantes seguem ou da ancestralidade que tenham.

No site www.festasbrasileiras.com.br, Andrea disponibiliza muito conteúdo sobre cada uma das festas. Lá, os visitantes encontrarão fotografias, áudios com músicas típicas, transcrições de lendas, glossários com termos típicos regionais, receitas de comidas típicas, entrevistas com pessoas que fazem as festas acontecerem e também com pesquisadores e especialistas que se aprofundaram em cada um dos eventos.

PROGRAME-SE

Apresentação ‘Cores e Tradições: Festas Populares Brasileiras’ 

Data: Quarta-feira, 24 de abril Horário: 19h Local: Teatro Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270 / 333, Bonfim, Campinas

Ingressos: gratuitos – disponibilizados 2 horas antes do início do evento

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por