IRREGULARIDADE

Quadruplica o número de apreensões de motos com escapamento adulterado

Emdec revelou que 127 foram recolhidas neste ano; no último quadrimestre de 2023 foram apenas 27

Da Redação
21/04/2024 às 13:43.
Atualizado em 21/04/2024 às 13:43
Irregularidade no escapamento das motocicletas levam o veículo a fazer mais barulho, como no caso do veículo apreendido e exibido no pátio da Emdec; local conta com 1.596 motos recolhidas (Rodrigo Zanotto)

Irregularidade no escapamento das motocicletas levam o veículo a fazer mais barulho, como no caso do veículo apreendido e exibido no pátio da Emdec; local conta com 1.596 motos recolhidas (Rodrigo Zanotto)

O número de motocicletas com escapamento adulterados apreendidas neste ano na cidade quadruplicou em relação aos últimos quatro meses do ano passado. De acordo com levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), de agosto a dezembro do ano passado foram recolhidas 27 motos. De janeiro até o último dia 17, o número saltou para 127.

De acordo com a assessoria de imprensa da Emdec, o barulho de motos com escapamento adulterado costuma chamar a atenção e gerar reclamações da população em diversas regiões de Campinas. As apreensões foram feitas durante operações em conjunto com a Guarda Municipal.

As abordagens foram realizadas em diversos pontos da cidade. Neste ano, entre as vias que mais concentraram remoções das motos barulhentas, até o momento, estão as avenidas John Boyd Dunlop, Camucim, Prefeito José Nicolau Maselli e Cônego Antônio Roccato. 

Na última semana, duas novas operações de fiscalização foram realizadas, uma na região dos Amarais e outra em Sousas. Na quarta-feira, dia 17, foram 38 autuações registradas na blitz realizada na Avenida Antônio Carlos Couto de Barros (sentido bairro – Centro), em Sousas, sendo 32 para motos e seis para carros. Dez veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal, entre eles sete motocicletas com irregularidades no escapamento, não sanadas no local.

No dia anterior, na avenida Comendador Aladino Selmi, na altura da Rua Maria de Lourdes Pinto dos Santos, no Recanto Fortuna, 70 condutores foram abordados (53 motociclistas e 17 condutores de automóveis). Foram 35 autuações registradas, aplicadas a 34 motocicletas e um carro. Uma das motos apresentava débitos de mais de R$ 6 mil em multas.

“As blitze vêm sendo realizadas no formato itinerante, nas vias com alto fluxo veicular, de modo a conscientizar o maior número de condutores em diversas regiões. Mais do que autuar, essas ações têm caráter educativo e contribuem para reduzir mortes e lesões no trânsito”, explicou o gerente de Fiscalização e Operação de Trânsito, Marcelo Carpenter.

Outra frente de fiscalização envolve o trabalho integrado de inteligência realizado pela Emdec e pela GM. Por meio das câmeras de monitoramento dos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares), veículos que cometem infrações recorrentes passam a compor um banco de dados. Essas informações são compartilhadas com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e apreensão.

No último dia 8 de abril, a GM apreendeu um veículo Saveiro, que constava no banco de dados e circulava pela avenida John Boyd Dunlop, com débitos de cerca de R$ 373 mil em multas. O veículo foi recolhido ao Pátio Municipal.

BLITZ

Entre janeiro e abril de 2024, a Emdec promoveu mais de 43 operações conjuntas de fiscalização que resultaram em mais de 1,4 mil atuações e mais de 340 remoções ao Pátio, todas integradas com as forças de segurança (Guarda Municipal e polícias Civil e Militar).

A fiscalização identifica diferentes irregularidades no escapamento das motocicletas, que levam o veículo a fazer mais barulho. As infrações incluem casos de motos sem escapamento ou com a peça furada, defeituosa, inoperante, arrastando ou que não seja original. Há, ainda, casos de descarga livre, ou seja, quando o escapamento não tem silenciador, e de alterações que danificam o silenciador.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é uma infração grave, penalizada com multa e sujeita à retenção do veículo para regularização.

No total, o Pátio Municipal conta hoje com 1.596 motos recolhidas. Destas, 1.314 foram apreendidas como medida administrativa pela Emdec, Guarda Municipal e Polícia Militar e 282 possuem restrições judiciais.

PLACAS RECUPERADAS

Em outra ação que a Emdec atuou, foram recuperadas 285 placas de sinalização no 1º trimestre deste ano. Ao longo de 2023, foram recuperadas 1.578 unidades. O trabalho de recuperação de placas de advertência e regulamentação danificadas para posterior reimplantação é realizado na oficina da Emdec, localizada na rua José Cruz Ferreira Jorge. A área também realiza a recomposição de colunas danificadas, os chamados PP's (postes próprios).

São revitalizadas placas retiradas das ruas, que apresentam deterioração por ação do tempo, por choque e acidente ou que foram vandalizadas. Após o processo de recuperação, elas são reimplantadas nas vias. “Este trabalho tem um importante viés sustentável, já que abrange a reutilização de materiais e resulta em economia com a compra de novos itens, ou seja, envolve a gestão responsável dos recursos públicos”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O processo é constituído pelas seguintes etapas: as placas são desmontadas, desamassadas, lixadas, pintadas e adesivadas. A recuperação inclui desde o corte das chapas de alumínio ou metal, remoção da película existente e repintura, até a montagem e adesivação manual. Todo o processo é apoiado por maquinário específico, como prensa, guilhotina e cabine de pintura.

No local, também ocorre a recuperação de cavaletes. Ao longo de 2023, foram recuperados 866 cavaletes e entre janeiro e março deste ano, foram 150 cavaletes revitalizados. A Emdec também conta com uma ala de recuperação de focos semafóricos abalroados, vandalizados ou que tiveram a fiação furtada. Essa frente inclui a substituição e pintura de peças danificadas, troca de lâmpadas LED, anteparos, caixas e fiação. Uma vez que o trabalho de implantação emergencial é priorizado, esse processo alcançou, em 2023, uma média de 20 focos semafóricos recuperados por mês.

ESTRUTURA

Em outra frente, o trabalho de reforço da sinalização viária, realizado pela Emdec continuamente, atingiu, entre os meses de janeiro e março, 1.596 placas instaladas e 55,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Além disso, 150 rampas de acessibilidade foram executadas. Ao longo de 2023, foram quase 213 mil metros quadrados de sinalização horizontal, 7,6 mil placas (sinalização vertical) e 456 rampas de acessibilidade executadas.

O reforço da sinalização de faixas de pedestres, parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas, promovem mais segurança na circulação de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de prevenir acidentes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por