NOVA UNACON

Mário Gatti triplica o serviço de oncologia a partir desta quinta

Com unidade reformada, hospital passa a atender 1.180 pacientes por semana

Ronnie Romanini/ [email protected]
01/09/2022 às 08:49.
Atualizado em 01/09/2022 às 08:49
O setor de infusão de quimioterapia da unidade de oncologia da Rede Mário Gatti foi reformado, aumentando a sua capacidade de atendimento para 800 procedimentos por mês (Gustavo Tilio)

O setor de infusão de quimioterapia da unidade de oncologia da Rede Mário Gatti foi reformado, aumentando a sua capacidade de atendimento para 800 procedimentos por mês (Gustavo Tilio)

A partir desta quinta-feira (1º), pacientes oncológicos poderão ser atendidos na nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. Ela foi reformada e ampliada, triplicando a capacidade de atendimento. Até então, eram em média 380 pacientes atendidos por semana. A estimativa é a de que agora a quantidade chegue a 1.180 por semana, um crescimento de 210%.

O investimento foi de R$ 5,5 milhões, sendo 92% de repasses do Governo Federal e 8% de contrapartida. A ampliação foi anunciada no dia 29 de março de 2019 com a assinatura da Ordem de Serviço pelo então prefeito Jonas Donizette (PSB). A estimativa para conclusão era de 18 meses.

Quase dois anos depois, com o prédio reformado, faltava realizar a licitação das equipes que prestarão os serviços. Mesmo com a obra tendo sido finalizada no ano passado, o atual prefeito Dário Saadi (Republicanos) afirmou que ela foi entregue dentro do prazo estimado e que a cerimônia era não para celebrar a conclusão das obras, mas o início das atividades. 

"A obra foi entregue no prazo correto. Nesse período, o que aconteceu, foi a licitação das equipes contratadas. Hoje não estamos inaugurando o prédio, mas anunciando o início das atividades para o dia de amanhã (hoje)."

Em seu discurso, Dário relembrou os primeiros dias de trabalho no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, ainda em 1988, e que não imaginava virar prefeito e inaugurar uma unidade oncológica, como essa. Ele fez questão de ressaltar que a ampliação começou ainda no governo anterior do então prefeito Jonas Donizette (PSB) e destacou que reconhece os projetos iniciados antes do início da gestão. Ele disse que tem dado continuidade às ações importantes que foram iniciadas em outras gestões.

"É um salto tanto de quantidade como de qualidade. Houve a ampliação do dobro da capacidade. O prédio tinha 900 m² e foi ampliado para quase 2 mil m². A capacidade de atendimento era de 380 e agora vai para 1.180 pacientes por semana. E além desse avanço no ponto de vista quantitativo, as instalações ficaram extremamente adequadas, modernas, comparadas com os melhores centros de oncologia do país", acrescentou Dário. A ampliação na estrutura física foi possível com a construção de um novo andar.

O secretário de Saúde, Lair Zambon, destacou a importância do diagnóstico precoce para curar o paciente. Ele disse estar feliz com o projeto e mostrou confiança que a ampliação será um sucesso.

Outras novidades

Com a nova estrutura, o setor de infusão de quimioterapia ganhará mais quatro poltronas, passando de oito para 12. Isso fará com que a capacidade para realizar procedimentos de quimioterapia, até então 400 por mês, duplique e atinja 800, já que aumentará também o número de consultas em que o tratamento a ser dado ao paciente é estabelecido.

Também houve ampliação de atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. O aumento na estrutura física possibilitou que a Unacon ganhasse novas salas de atendimento, tratamento e cuidados paliativos.

A reforma ainda incluiu a construção de uma rampa, que não constava no projeto original. Ela passa a ser uma alternativa se os elevadores passarem por algum problema, como falta de energia. A acessibilidade não foi contemplada apenas na construção da rampa, a reforma foi voltada para facilitar o acesso e circulação de pessoas com deficiência.

A Prefeitura informou que a Unacon agora conta com um setor de intercorrências oncológicas, que otimizará a assistência aos pacientes que estejam em situação de descompensação clínica, passíveis de controle ambulatorial. Eles antes eram atendidos no pronto-socorro do Mário Gatti.

Para fornecer os recursos humanos necessários e preencher 32 postos de trabalho foi contratada uma empresa, por meio de pregão eletrônico. A equipe é formada por médicos oncologistas clínicos e de cuidados paliativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por