ARTIGO

Atualização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Dr. Gustavo Godoy
02/05/2024 às 11:57.
Atualizado em 02/05/2024 às 11:58
54ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) (Divulgação)

54ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) (Divulgação)

Com o inicio no dia 2, até o dia 5 de maio ocorrerá no Transamérica Expo Center, em São Paulo, a 54ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR), o principal encontro de diagnóstico por imagem da América Latina e o quarto maior do mundo.

 O evento atrai milhares de participantes da área de radiologia e diagnóstico por imagem. A programação científica conta com cerca de 40 cursos simultâneos ministrados por mais de 700 professores, brasileiros e estrangeiros. A expectativa para este ano é reunir cerca de 16 mil participantes ao longo dos quatro dias de Jornada.

São dias em que podemos esperar muita informação sobre novas tecnologias e inovação, principalmente no campo da telerradiologia e, a grande sensação do momento e tema dos principais congressos de radiologia no mundo todo - O papel da inteligencia artificial (IA) na prática médica.

Nem todos sabem que a inteligência artificial (IA) já está integrada à rotina do médico radiologista. Mas ela ganha cada vez mais espaço na medida em que oferece novas ferramentas capazes de facilitar tarefas cotidianas. Sua capacidade de organizar a fila de exames, agilizar a emissão de laudos e auxiliar no diagnóstico do paciente é uma das grandes contribuições da IA, hoje, em nosso dia a dia. 

E quais são os benefícios do uso da inteligência artificial na radiologia?

Da mesma maneira que a inserção da inteligência artificial em outros campos trouxe imensuráveis benefícios aos profissionais da área e aos pacientes, na radiologia não seria diferente. Alguns dos resultados alcançados em nosso setor de atividade são:

  • Melhoria de fluxo de laudos, priorizando emergências e urgências;
  • Diminuição do tempo de entrega do laudo;
  • Maior assertividade dos laudos;
  • Aprimoramento de informações relevantes ao diagnóstico do paciente.

Outro grande debate: a inteligência artificial poderá vir a substituir os profissionais de radiologia?

Este é um assunto bem comum no cenário acadêmico na atualidade, com muitos artigos sendo publicados sobre uma eventual substituição de radiologistas pela inteligência artificial.

Apesar de muitos especularem sobre a extinção da profissão, o cenário mais provável é de que radiologistas se adaptem às novas tecnologias, explorando cada vez mais e melhor os recursos que elas podem oferecer.

Em um artigo publicado na revista científica de radiologia “Radiology”, já em maio de 2019, com o título provocativo: “Will Artificial Intelligence Replace Radiologists?” (A inteligência artificial substituirá os radiologistas?”), esclarece que os profissionais nesse setor acabaram aprendendo muito mais sobre o método, suas limitações e como interpretá-lo desta forma aumentando o acesso ao diagnóstico de patologias em diversas áreas da medicina. O texto mostra que os profissionais nesse setor estão vencendo o desafio de aprender com os sistemas de IA e aprendendo a usá-lo em benefício de seus diagnósticos e abordagens terapêuticas.

Uma repetição da mesma sequência de eventos está acontecendo agora, com radiologistas liderando na Inteligência Artificial e mais uma vez demonstrando que a especialidade pode se sobressair e virar a mesa. A conclusão do artigo é que a pergunta: A inteligencia artificial substituirá os radiologistas? deverá ser, Os radiologistas que utilizam a inteligencia artificial (IA) substituirão os profissionais que não utilizam do beneficio da ferramenta?

Essas e outras questões serão discutidas em breve durante a JPR. Espero vocês lá!

Dr. Gustavo Godoy

CRM 109.303

Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no INCOR- FMUSP

Doutor em Clínica médica pela UNICAMP

Fellowship nos Departamentos de Radiologia e Cardiologia na Johns Hopkins University

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por