JEJUM

Ponte busca alternativas para conter a ‘seca de gols’

Brigatti estuda escalar três atacantes para melhorar pontaria da alvinegra

Elias Aredes
05/05/2024 às 11:13.
Atualizado em 05/05/2024 às 11:13
Gabriel Novaes poderá retornar contra o Amazonas (Marcos Ribolli)

Gabriel Novaes poderá retornar contra o Amazonas (Marcos Ribolli)

Os primeiros 180 minutos da Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro foram suficientes para gerar desconfiança sobre os integrantes do setor ofensivo colocados à disposição do técnico João Brigatti. Eles não conseguiram quebrar a sina da equipe pontepretana, que sempre convive com escassez de gols nas rodadas iniciais da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma nova oportunidade será concedida no confronto de segunda-feira (6), às 20 horas, contra o Amazonas no estádio Moisés Lucarelli.

A seca de gols não é novidade na Macaca. Desde que retornou a segundona nacional, em 2018, a equipe convive com tal trauma. No primeiro ano, em 2018, a derrota para o Paysandu por 1 a 0 e a vitória sobre o Criciúma pelo placar mínimo deixou o time com um gol marcado. Posteriormente, a equipe melhorou o seu rendimento e terminou a Série B com 42 gols anotados em 38 rodadas. O rendimento decepcionante retornou em 2019, quando perdeu na estreia para o Coritiba por 2 a 0 e depois empatou por 1 a 1 com o Criciúma. No final, o saldo foi de 41 gols feitos.

Em 2020, o campeonato foi conturbado, com início em agosto e encerrado em 29 de janeiro em virtude da pandemia do coronavírus, o que provocou a realização dos jogos com portões fechados. Ao final da competição, a Macaca terminou como o melhor ataque da Série B com 54 pontos anotados, à frente da campeã Chapecoense, com 42 gols. No entanto, o começo não produziu otimismo, pois na estreia perdeu em casa para o América Mineiro por 1 a 0, enquanto que na rodada seguinte colheu um empate fora de casa contra o Brasil de Pelotas por 1 a 1. Resumindo: um gol em dois jogos.

Em 2021, após a primeira dirigida por Sandro Forner de maneira interina, a Macaca ficou com 39 gols sendo dirigida por Gilson Kleina. Uma produção baixa que tinha sido enunciada logo na estreia quando perdeu do Brusque por 2 a 1 e depois empatou com o Vasco por 1 a 1. No entanto, esta foi a única edição em que a Alvinegra marcou mais de um gol nos dois confrontos inaugurais.

A Série B de 2022 começou com a Ponte Preta sob o trauma do rebaixamento no Campeonato Paulista. Na ocasião, Hélio dos Anjos tomou cuidados defensivos logo na estreia contra o Grêmio no Majestoso e colheu um empate sem gols. Na rodada seguinte, veio a decepção e derrota para o Operário por 1 a 0. No final, os 49 pontos obtidos por 34 gols anotados foram recebidos com alívio. No ano passado, a escassez ofensiva esteve presente do início ao fim. A derrota para o Vitória por 3 a 0 e o revés sofrido no Majestoso para o Criciúma por 2 a 1 mostraram que não haveria intimidade com as redes. A Ponte Preta somou 42 pontos e ficou na 15ª posição. Mas ficou com o pior ataque da Série B, com 24 gols anotados.

Para quebrar essa sequência negativa, o técnico João Brigatti pode retornar com o esquema de três atacantes. A dúvida encontra-se em quem será o centroavante. Recuperado de um gripe, Gabriel Novaes está recuperado e à disposição da comissão técnica. Outra dúvida está na presença ou não de Jeh. Outra boa notícia pode ser o retorno do lateral-direito Igor Inocêncio. Recuperado de lesão muscular, o atleta completou o período de transição física e pode ficar no banco.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA X AMAZONAS

PONTE PRETA: Pedro Rocha; Igor Inocêncio (Luiz Felipe), Joilson, Sergio Raphael e Gabriel Risso; Emerson Santos, Dudu Vieira, Ramon Carvalho e Elvis; Matheus Régis e Gabriel Novaes. Técnico: João Brigatti

AMAZONAS: Edson; Patric, Alvariño, Diogo e Fabiano; Judá, Guilherme Xavier e Pará; William Barbio, Sassá e Matheus Serafim. Técnico: Adilson Batista

Juiz: Emerson Souza Silva (BA)

Horário: 20 horas

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por