GUARANI

Boa atuação de atacante é destacada por Claudinei

Rafael Freitas, de 18 anos, entrou no 2° tempo contra o Vila Nova e foi bem

Silvio Begatti
24/04/2024 às 15:00.
Atualizado em 24/04/2024 às 15:00
Rafael Freitas em treino: última partida tinha sido em março de 2023 (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Rafael Freitas em treino: última partida tinha sido em março de 2023 (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Promessa formada na base do Guarani, Rafael Freitas voltou a disputar uma partida oficial pelo time principal depois de mais de um ano na última segunda-feira.

Na estreia do time na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, o atacante de 18 anos entrou durante o segundo tempo na vaga do meia Luan Dias, mas não conseguiu ao lado de seus companheiros evitar a derrota por 2 a 0 para o Vila Nova em Goiânia, mas deixou boa impressão. Com movimentação, acertou duas finalizações defendidas pelo goleiro Dênis Júnior e mostrou que pode ser importante opção para o técnico Claudinei Oliveira durante a campanha.

“O Rafael entrou bem, é um menino promissor, formado na base”, explicou Claudinei para a imprensa de Goiânia ao ser indagado sobre o jogador, que chamou a atenção. “Ele tem um bom poder de finalização. Acertou dois belos chutes defendidos pelo Dênis”, salientou o treinador, que justificou a entrada do jovem. “Os zagueiros do Vila Nova não saíam, então optei por deixar dois centroavantes em campo, um para abrir os espaços e outro para atacar a área. Deu certo, pois criamos chances assim”, explicou, referindo-se também ao atacante Caio Dantas, que começou como titular. “O Rafa demorou um pouco para entender a função, mas depois foi se encaixando. Vez ou outra, ele ficou com esse papel de receber a bola no pé e servir os atacantes e laterais”, continuou. “É um jogador promissor, mas precisa de mais minutagem em campo também.”

A última partida de Rafael Freitas tinha sido na derrota por 1 a 0 contra o Mirassol pela Taça Independência, antigo Troféu do Interior, no dia 17 de março do ano passado, em Mirassol. Foi a única vez que o atacante entrou como titular nos dez jogos que tem pelo Guarani.

Nos outros nove, ele saiu do banco de reservas. Sua estreia como profissional aconteceu na última rodada da Série B do Brasileiro de 2022, quando o Guarani venceu a Chapecoense por 1 a 0, no Brinco de Ouro. Na competição seguinte, o Paulistão de 2023, o jogador foi bastante acionado, mas depois não teve oportunidades durante a Série B. Na Copa São Paulo deste ano, se destacou e, após a chegada de Claudinei, passou a ter participação mais intensa nos treinos de preparação para o Brasileiro.

Para Claudinei, dois fatores determinaram a derrota do Guarani na estreia: a maior eficiência do adversário nas finalizações e o desequilíbrio no ritmo de jogo, fator já salientado pelo treinador na entrevista antes da viagem a Goiânia. “Enquanto estávamos sem jogar há 40 dias, o Vila Nova vinha disputando partidas decisivas. Essa diferença interfere na tomada de uma decisão ou numa bola dividida”, explicou. “Conseguimos criar situações, só que o adversário foi mais feliz nas conclusões.”

Apesar de achar que a arbitragem não interferiu no resultado, Claudinei criticou a escalação do juiz maranhense Wallas Martins Lopes. “É um árbitro que veio da Série D. Foi perceptível o seu nervosismo, o que influenciou na reação dos atletas em campo”. O treinador também questionou a tabela. “Vamos enfrentar a Chapecoense que terá 48h a mais de descanso do que nós”, observou, referindo-se à partida de sexta-feira, às 21h, no Brinco de Ouro. “Demoram tanto para elaborar uma tabela e, quando a entregam, vem com essas disparidades”.

Para o duelo de sexta, Claudinei espera pelos retornos do goleiro Vladimir, do zagueiro Léo Santos e do volante Anderson Leite, desfalques por lesões na estreia. O lateral-esquerdo Vinicius Kauê, o volante Kayque e o atacante Luccas Paraizo, reforços que não foram relacionados para o duelo em Goiânia, devem ficar à disposição. Já o meia Bruno Oliveira, outra contratação recente, está machucado e é dúvida.

Heitor, reserva de Diogo Mateus na lateral-direita, foi expulso e cumpre suspensão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por