CULTURAL

Mural de grafite em escola de Hortolândia homenageia artista Jura do Pote

Iniciativa do grafiteiro Edson Xis integra o projeto ‘Pintando o Reconhecimento’, que visa retratar personalidades negras com atuação relevante

Da Redação/ [email protected]
30/04/2024 às 08:56.
Atualizado em 30/04/2024 às 08:56
Grafiteiro Edson Xis dedicou 16 horas de trabalho e utilizou 16 latas de spray para pintar o mural na escola Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo, no Jardim Estefânia, em Hortolândia (Divulgação)

Grafiteiro Edson Xis dedicou 16 horas de trabalho e utilizou 16 latas de spray para pintar o mural na escola Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo, no Jardim Estefânia, em Hortolândia (Divulgação)

O muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo, em Hortolândia, ganhou um mural de grafite em homenagem ao artista Jura do Pote. A iniciativa foi do grafiteiro Edson Xis, como parte do projeto “Pintando o Reconhecimento”, que busca retratar personalidades negras com impacto e atuação relevante em seus territórios. 

Jura do Pote – Juracy Monteiro dos Santos – é considerado um ícone da cultura de Hortolândia. O muro interno do estacionamento da escola na Rua Roseno Pereira foi escolhido porque era no bairro Jardim Estefânia que o artista vivia antes de seu falecimento em junho de 2023.

Inspirado numa apresentação de Jura do Pote na Escola de Artes Augusto Boal, o mural traz elementos de sua identidade artística, que reverenciava a cultura afro-brasileira e quilombola, além de incluir plantas em referência ao seu trabalho como paisagista.

“Foi muito gratificante fazer esse trabalho, pois muitas pessoas do entorno foram conferir de perto e já de cara identificaram que a arte retratava o Jura. Muitos se apresentaram como amigos, como familiares ou pessoas que compartilharam momentos com ele. Foi muito bacana dividir essa experiência", afirma Edson Xis.

O artista conta que ainda será produzido um minidocumentário com registros da intervenção artística, além de depoimentos sobre a trajetória de Jura do Pote.

Com o projeto “Pintando o Reconhecimento” – que está na 3ª edição –, Edson Xis objetiva retratar personalidades ou personagens negras que tiveram impacto positivo na sociedade. O grafiteiro tem mais de duas décadas de vivência na arte urbana e 10 anos de atuação em Hortolândia, om trabalhos que refletem elementos de africanidade no contexto contemporâneo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por