inscrições ABERTAS

Estúdio Cênico lança programa gratuito de formação de atores

Celebrando 25 anos de atuação em Campinas, a casa teatral independente abre 15 vagas para o programa ‘Na Carreira’ e as inscrições podem ser feitas até segunda-feira

Cibele Vieira/ [email protected]
05/05/2024 às 11:16.
Atualizado em 05/05/2024 às 11:16
O grupo residente do Estúdio Cênico promoveu, em 2022, o espetáculo ‘Rosas no Meio da Travessia’ (Eduardo Meira de Vasconcellos)

O grupo residente do Estúdio Cênico promoveu, em 2022, o espetáculo ‘Rosas no Meio da Travessia’ (Eduardo Meira de Vasconcellos)

Uma casa teatral independente, localizada no Jardim Proença, celebra 25 anos de existência – e resistência – em Campinas com uma ampla agenda cultural que segue até o final do ano. Uma delas é a formação de um grupo de 15 artistas selecionados da Região Metropolitana de Campinas (RMC), sob direção de Erika Cunha, do Grupo Matula Teatro, que terá duração de três meses. A ação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio pelo link disponível no perfil do Estúdio no Instagram @estudiocenico.

Segundo Cris Carvalho, gestora cultural e diretora de produção do Estúdio Cênico, o “Na Carreira” foi criado para oferecer um espaço dedicado à criação e formação de um grupo, abarcando todas as etapas necessárias para a montagem de um espetáculo.

Ela complementa que, “ao final da ação, serão realizadas três apresentações abertas ao público, no espaço, além da entrega de material de portfólio e bolsas de estágio para os participantes selecionados ao longo do curso. A iniciativa também contempla uma cota de vagas destinada a pessoas negras, indígenas e transgêneras”. Os candidatos devem ter a partir de 18 anos e experiência mínima de 2 anos de teatro.

A ação tem duração prevista de três meses, a começar agora em maio deste ano, com encontros sempre aos sábados. “Queremos estimular a formação de novos coletivos teatrais na região e permitir que artistas, com grande ou pequena formação de cena, possam experienciar na pele o processo coletivo de pesquisa, desenvolvimento e ensaio de uma peça, passando por todo o processo de produção, incluindo a dramaturgização de obras e fabricação de cenários e figurinos”, explica Cris.

projeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo e prevê a realização de três oficinas para os participantes, que ajudarão a compor o desenvolvimento do espetáculo: uma de dramaturgia, uma de produção e uma oficina de construção de cenários e figurinos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por