RUMO A AMSTERDÃ

Campineiro representa o Brasil no campeonato de Flesh and Blood na Europa

Gabriel Pires, coordenador logístico de 28 anos, venceu o torneio Pro Quest de cartas colecionáveis

Aline Guevara/ [email protected]
30/04/2024 às 09:04.
Atualizado em 30/04/2024 às 09:04
Na competição realizada em Campinas no domingo, Lucas Feliz ficou com o segundo lugar, recebendo a Gold Foil (carta colecionável exclusiva de evento de alto nível), e Gabriel Pires conquistou o primeiro lugar e a vaga para o torneio internacional em Amsterdã (Divulgação/Acervo Nergeek)

Na competição realizada em Campinas no domingo, Lucas Feliz ficou com o segundo lugar, recebendo a Gold Foil (carta colecionável exclusiva de evento de alto nível), e Gabriel Pires conquistou o primeiro lugar e a vaga para o torneio internacional em Amsterdã (Divulgação/Acervo Nergeek)

O mundo das cartas colecionáveis reúne apaixonados por entretenimento com estratégias ao redor do mundo. Hoje, Campinas faz parte do circuito de competições das cartas de Flesh and Blood, que “carimbou” a ida do campineiro Gabriel Pires, coordenador logístico de 28 anos, para a Europa. Ele foi o vencedor do campeonato Pro Quest, que aconteceu no domingo na cidade, e já está com vaga reservada para disputar o torneio internacional em julho em Amsterdã.

De acordo com Gabriel, ele entrou na disputa despretensiosamente e não esperava o resultado. Eram 44 jogadores competindo no evento e apesar ter vencido as quatro primeiras partidas, o que lhe deu uma certa vantagem, perdeu outras duas. Na final, enfrentou Lucas Feliz. “Dependi de um pouco de sorte também, mas chegando na última partida, nós fizemos uma disputa de meia hora, bem equilibrada e amistosa. Jogamos até chegar perto do fim da vida de cada um”, explica o jogador vencedor.

Antes do embate, os dois chegaram a um acordo, permitido pelas regras do jogo, de dividir a premiação, chamado de Prize Split. “Isso deve ser feito conversando com a organização e com os juízes do evento, como ocorreu no domingo. No caso, eles concordaram que Gabriel iria receber a vaga do Pro Tour Amsterdam, enquanto Lucas receberia a Gold Foil, que é a carta colecionável exclusiva de evento de alto nível”, explica Pedro Rey, sócio da Nergeek, espaço que sediou o evento. “O torneio foi incrível. Recebemos um feedback extremamente positivo. Foi um prazer realizar o evento, e seria um prazer promover mais eventos desse nível na Nergeek”, completa Pedro.

JOGO E COMUNIDADE RECEPTIVOS

O Flesh and Blood é um jogo de cartas que surgiu em 2019, portanto, os adeptos dele jogam há pouco tempo. O próprio Gabriel, que jogava Magic: The Gathering, conheceu o novo jogo somente em 2023, por meio do ambiente de jogos que já frequentava. “Eu achei um jogo bem diferente dos outros que jogava. Ele exige que você tome muitas decisões em uma única rodada. Acho que é mais complexo e dinâmico”. A comunidade de novos jogadores também foi bastante acolhedora e receptiva durante o momento de aprendizagem e, em 2024, o campineiro se sentiu à vontade para começar a participar de eventos competitivos.

O jogo é ambientado em um universo de fantasia com toques de ficção científica e uma mitologia própria, onde cada jogador escolhe um herói. O de Gabriel é o ninja Katsu, the Wanderer, enquanto a de Lucas é a guerreira Dorinthea Ironsong. Cada um, então, monta um deck (conjunto) de cartas que dá recursos, armas, aliados, habilidade, entre outras ferramentas para o herói escolhido enfrentar o adversário.

AMSTERDÃ EM VISTA

O torneio do Pro Tour Amsterdam acontece entre os dias 25 e 28 de julho, na capital da Holanda, e Gabriel já está preparando a viagem. O título que ele venceu só fornece a vaga na competição europeia, portanto todos os custos vão sair do bolso do jogador. Mas ele entende que talvez seja uma oportunidade única.

“Vou ter a chance de jogar com pessoas do mundo inteiro, pessoas que eu já vi jogarem em grandes campeonatos, conversar com pessoas de outros países. Já estou me organizando com férias no trabalho, a compra das passagens e os outros custos”. Apesar de ter a oportunidade de vender cartas da coleção para bancar parte das despesas (algumas têm valores altos), ele não quer se desfazer de nenhuma e pretende usar o mesmo deck que utilizou para vencer em Campinas. O campeonato holandês prevê vários prêmios que somam, no total, 200 mil dólares. O campeão sai com 50 mil dólares e cartas especiais exclusivas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por